Work in progress

Intervenção com ocupação interativa em espaço público para a exposição OXIGÊNIO 2010

Parque Buenos Aires
18/09/2010 a 03/10/2010
Concepção: Monique Allain
Apoio técnico paisagístico: Terra Orgânica
Produção: Monique Allain, Edu Lotfi & Ricardo Cattassini

http://www.ocupacaooxigenio.wordpress.com/
http://moniqueallain-projetos.blogspot.com
http://moniqueallain-artesvisuais.blogspot.com
terraoragnica@terraorganica.com.br







segunda-feira, 6 de setembro de 2010

2003

Mensageiras I, 2003
Instalação
Areia, aço carbono, cimento, cola e papel
2,80 x 2,10 x 0,18


A arte e seu poder transformador
“...A declaração universal dos direitos do homem, proclamada aos povos do mundo pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, estabelece que “Todo indivíduo tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade e de desfrutar das artes”. O princípio que justifica esse direito é o reconhecimento da necessidade fundamental existente em todo indivíduo de partilhar a experiência estética da humanidade e, em nome deste princípio, a Unesco chama a atenção do mundo inteiro para a importância do papel da arte em todas as facetas da vida...”

Uma revoada de borboletas brancas propõe reflexão sobre valores essenciais da humanidade

Borboletas brancas iniciam seus vôos, cada qual para uma das 236 nações do mundo, levando consigo a paz. São mensageiras cujas asas simbolizam a bandeira da paz. Elas enfatizam o direito à liberdade e a necessidade de se preservar a harmonia com a natureza.

A identidade
Cada borboleta tem uma forma única e parte para um destino próprio.

O branco da paz, da luz e da verdade
As asas brancas oferecem uma reflexão sobre a clareza, a verdade, a pureza e a honestidade, valores nobres que elevam a condição humana.

O símbolo sublime da natureza
As borboletas conduzem a uma reflexão sobre a importância da preservação do habitat e do respeito à natureza para a sobrevivência do ser humano.

O homem, ser inteligente
Flexibilidade, composição e organização são qualidades inteligentes que potencializam a concretização de metas e propiciam uma maior adaptabilidade. A organização das borboletas no espaço estabelece uma composição orgânica e flexível.

A unidade
Elas são tolerantes e solidárias umas com as outras, apoiando-se e respeitando-se em suas diferenças para alcançar um objetivo comum de contribuir com o equilíbrio e a harmonia coletiva. As 236 borboletas (número de nações no mundo) têm o propósito de levar uma mensagem de paz e unir os povos, sem guerras e intransigências culturais.

A força do coletivo
A revoada leva a mesma mensagem. A união é fundamental para que se adquiram a força e a coragem necessárias, e assim se alcancem grandes metas que individualmente seriam inatingíveis.

A liberdade das asas flutuantes / O movimento e a vida
As borboletas leves e livres, prontas para voar, suspensas nas hastes flexíveis que se movimentam com o vento e estabelecem uma dança harmoniosa, traduzem a necessidade e o direito de todo ser humano pela liberdade, pela vida.


Mensageiras II, 2003
Instalação com metal e tecido não tecido de poliester
Diâmetro: 15 metros
Obra apresentada ao público no evento “Sculpture by the Sea 2003” em Sydney, Austrália.



Nenhum comentário:

Postar um comentário